Centenário de nascimento de João Rossi

Em 2023, João Rossi completaria 100 anos de vida. Celebramos o legado deste artista e professor com esta exposição virtual.

Venha conhecer um pouco a respeito de sua história de vida e carreira neste breve vídeo:

Visita ao Ateliê João Rossi

Conheci, em 2007, o espaço que abrigava a casa e o ateliê do artista plástico João Rossi (1923 -2007). Retornei ao local, localizado na Vila Sônia, em São Paulo, SP, e projetado, em 1958, pelo amigo e arquiteto Bernardo José Castelo Branco, em 2022.

O espaço, sede hoje da Associação Cultural João Rossi, guarda a qualidade e a diversidade do legado do artista, cuidadosamente gerido pelo seu filho e curador do acervo, José Enrique Rossi.

O espaço tem o nome da esposa de Rossi, a índia paraguaia Isabel Olmedo, também já falecida. Pintor, gravador ousado em termos de tecnologias e matérias-primas, ceramista e escultor, João foi diretor, professor e mentor de várias escolas de comunicação e artes e faculdades, como FAAP, Mogi das Cruzes, Unaerp, MAC, Mube e Mackenzie, instituição na qual se aposentou em 1986.

Seja nas gravuras, objetos ou trabalhos em técnica mista sobre tela ou compensado, exerceu numerosas pesquisas de materiais. As expressões Polimatéria e Polimatérica, que criou, expressam bem seu constante desejo de aprimoramento visual.

Seu acervo se caracteriza pela diversidade de formas de expressão.

Além das obras visuais, escreveu poesia, com uma obra inédita organizada pela família à espera de publicação, lutou contra regimes autoritários no Brasil e no Paraguai e acreditava no ensino como uma forma de transformar as pessoas e o mundo.

Oscar D’Ambrosio
@oscardambrosioinsta
Pós-Doutor e Doutor em Educação, Arte e História da Cultura, Mestre em Artes Visuais, jornalista, crítico de arte e curador

Publicações relacionadas

Leave a Comment